O heredograma abaixo indica as gerações de uma família, relativo à capacidade de enrolar alíngua, tal como mostrado nas fotografias.
Analise o esquema e, a seguir responda: A capacidade de enrolar a lingua é transmitida por gene dominante ou gene recessivo? Como você chegou à sua conclusão?

1

Respostas

2013-09-22T12:40:02-03:00
Olhando pela primeira familia:A mãe pode ser DD, Dd ou dd
Se:mãe = DD
pai = DD, Dd, dd
mas se a mãe é a unica que pode dobrar a lingua, então o pai nao pode ser DD nem Dd. Mas essa familia está descartada porque se considerarmos: maeXpai = DDxdd, todos terão o mesmo gene, logo todos poderiam dobrar a lingua, mas não é o que acontece. 
Vamos para a segunda possibilidade: 
mae = Dd
pai = DD, Dd, dd
neste caso, estamos considerando que para enrolar a lingua tem que ser dominante logo, o pai nao pode ser DD, ou Dd.
Logo os filhos que podem enrolar a lingua são Dd;
No segundo casal, a mulher também é Dd, para que assim eles tenham um filho recessivo e esse não consiga dobrar a lingua. 

Logo a possibilidade de enrolar a lingua é Dominante. 

Para provar isso, faça como se a mãe fosse recessiva (dd), o pai só poderia ser Dd ( para ter mais filhos recessivos). Até ai tudo bem, mas no segundo casal, os dois seriam recessivos e só criariam filhos recessivos, logo todo mundo poderia enrolar a lingua, mas isso nao é verdade. Por isso, prova-se mais uma vez que essa caracteristica é dominante. 
1 4 1