Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-08-05T08:34:59-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A guerra da Coreia foi conflito envolvendo a Coréia do Sul Apoiado pelos Estados unidos e a Coréia do norte que eram apoiados pela URSS, entre 1950 e 1953, representando o primeiro conflito entre as potências da guerra fria. A causa para esse conflito está relacionado ao fim da segunda guerra mundial, quando o Japão que ocupava a Coréia se rendeu aos aliados, e passou a ser dividido em dois: Norte - URSS e Sul - EUA. As tensões entre eles se firmaram quando a Coréia do Norte atacou a do sul, e que culminou com o envio de tropas americanas e de 15 outros países para dar apoio ao seu aliado. Essa gigante força bélica conseguiu encurralar os norte coreanos ao norte do país, e que só não foram totalmente derrotados porque a China comunista resolveu apoiá-los. Essa atitude tomada pelos chineses fez com que generais americanos pretendessem atacá-los, mas foram impedidos de fazer qualquer ataque pelo então presidente Truman, temendo que a URSS entrasse no conflito para defender os seus aliados. O conflito passou a tomar outros rumos em 1952, quando Eisenhower assumiu a presidência Americana e passou ameaçar a jogar bombas atômicas em territórios chineses e norte coreanos. Em 1953, foi assinado o cessar fogo entre os países que deu fim ao conflito. 


A guerra do Vietnã foi um conflito armado ocorrido entre os anos 1959 e 1975, envolvendo exércitos vietnamitas do norte e do sul, sendo mais um dos conflitos da então guerra fria. 

Durante a segunda guerra mundial, por volta de 1941,  o Japão tinha sob o seu domínio uma região denominada Indochina, formada por Laos, Camboja e Vietnã e que tinha os franceses como colonizadores. Porém, esses colonos já ansiavam a sua independência.

Decididos a buscar os seus ideais, os vietnamitas formaram a liga Revolucionária para a Independência do Vietnã, que estava ligado ao comunismo, e que tinham como líder Ho Chi minh. 

Com o fim da segunda guerra, essas tropas lutaram contra as forças francesas no processo de descolonização, e em 1954 na conferência de genebra, que havia sido convocada para intermediar as negociações de paz entre ambos, a frança reconheceu a independência do Vietnã, Laos e Camboja. Nessa mesma Conferência foi acertado a divisão do território Vietnamita em dois: Vietnã do sul- Liderado por Ngo Dinh Diem – Ligado aos Estados unidos e Vietnã do Norte- Liderado por Ho chi minh – ligado ao socialismo.

As causas para este conflito são as diferenças políticas e ideológicas entre estes, que acabou gerando um clima de instabilidade entre eles. O conflito se iniciou em 1959, quando tropas do Vietnã do norte atacaram bases militares americanas situadas no Vietnã do sul. Entre 1959 e 1964, o conflito se desenvolveu apenas entre os dois países vietnamitas, sem que nenhum outro país interferisse de forma direta.

Porém, em 1964 os estados unidos decidem entrar no conflito enviando armamentos e soldados para guerra. Estes soldados pouco puderam fazer, tendo em vista que estes não conheciam as regiões em que iriam batalhar, fato que fez com que os vietcongues se sobressaíssem dos embates.

Após mais alguns anos de embates entre esses países, começou-se várias campanhas para o fim do conflito, principalmente entre pacifistas e civis norte americanos que temiam pela vida de seus entes no conflito.

Diante de inúmeras derrotas e da pressão popular para o fim do conflito, em 1975 os Estados unidos decidiram aceitar o acordo de Paris, e com isso retiraria todas as suas tropas do território vietnamita. As conseqüências desse conflito é a reunificação do Vietnã, além da morte de 1 milhão de pessoas, envolvendo civis e militares.
4 3 4