Tarefa

Foto de perfil do usuário thobyas

diferença entre a constituição e outros codigos de leis

por Thobyas

Tem dúvidas sobre esta tarefa? Pergunte!

Peça mais detalhes ao usuário Thobyas

Respostas

Respostas

Foto de perfil do usuário Celio

Olá, Thobyas.

 

As normas escritas na Constituição de um país são as leis de maior hierarquia. A Constituição determina as regras, princípios e diretrizes para a produção de leis por parte do Poder Legislativo. As leis que o Poder Legislativo (no Brasil, Câmara e Senado) produz devem, portanto, estar em conformidade com os ditames da Constituição.

 

Exemplo: não se pode criar uma lei que permita que as respostas dadas aqui no Brainly sejam copiadas de outros sites, uma vez que a Constituição Brasileira, no inciso XXVII do artigo 5.º, protege o direito autoral. Veja o trecho abaixo:

 

"DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

 

[...]

XXVII – aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;"

  • Comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (12)
  • Avaliar Avaliar: 4, Votos: 16

Comentários

Escreva aqui seu comentário...
Foto de perfil do usuário ronaldlas

Cara, constituição é um conjunto de leis pré-estabelecidas formasdas desde 1988 na qual estabelece direitos e deveres para o cidadão e demais orgãos do municipio....Já as demais leis ,são emendas ou entrelinhas que são criadas para suprir as necessidades de um país .

 

Ex.:

"O direito de ir e vir está previtos na constituição,todo brasileiro"(previsto pela constituição).

Já os  naturalizado brasileiro possui o direito de ir e vir apenas se comprovado sua naturalização(emenda prevista por lei )

  • Comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (17)
  • Avaliar

Comentários

Escreva aqui seu comentário...