Respostas

2013-09-24T01:44:11-03:00
Formação do sistema nervo central
Fases da neurulação
Placa Neural - A ectoderme dorsal do embrião sofre um espessamento e forma uma placa que é denominada placa neural. Goteira Neural - a placa neural se aprofunda e passa a ser chamada de goteira neural Sulco Neural ­- Ao longo do dorso da gástrula, oectoderma sofre uma depressão, originando uma espécie de canaleta— o sulco neural. Tubo Neural - posteriormente, fecham –se os bordos, formando um canal — o tubo neural. O tubo neural deverá originar todo o sistema nervoso central do organismo que se formará. Na parte anterior o encéfalo e na parte posterior a medula.Notocorda Ao mesmo tempo, na parte mais alta do endoderma, ocorre uma evaginação longitudinal, agregará células de tecido conjuntivo fibroso formará um bastão que percorrerá toda a extensão dorsal do embrião no plano crânio-caudal. Este bastão sustentará o embrião e orientará a formação da coluna vertebral futura.
Obs. Em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, a notocorda vai sendo gradativamente substituída (célula a célula) por tecido ósseo, ser constituída, por substituição, a coluna vertebral. Com a formação da coluna vertebral haverá o englobamento do tubo neural, a futura medula raquiana ou espinhal.


2013-09-24T04:05:32-03:00
A gastrulação é o processo de formação de dois dos três folhetos embrionários (ectoderme e endoderme, respectivamente, a mesoderme é formada num processo denominado neurulação). Nos cordados o zigoto, célula resultante da fecundação, começa quase que imediatamente a realizar sucessivas divisões mitóticas. As células individuais dá-se o nome de blastômeros. Após 5 divisões o embrião, de 12 a 16 células, é denominado mórula. A partir dessa, as células começam a se posicionar de maneira que seja criado um espaço dentro do embrião, começando a formar uma futura cavidade digestiva. Quando terminado, o embrião se denomina gástrula.