DADOS DA QUESTÃO
Os novos ideólogos da modernização, a partir da dicotomia tradicional-moderno,
como antigamente, apresentam-nos a sociedade ocidental industrializada,
tecnologicamente avançada e moderna como um modelo ideal a ser seguido pelos
países da periferia. No seu entender, a história é uma sucessão de etapas, ou
estágios graduais que levam necessariamente ao desenvolvimento. Atualizando a
teoria da modernização para os dias atuais, encontram-se os mesmos argumentos
funcionalistas para explicar a exclusão social: os "integrados" no mundo globalizado são aqueles que conseguem incorporar atitudes, valores e novos padrões de comportamentos mais adequados ao usufruto das oportunidades que as sociedades capitalistas oferecem a todos os seus cidadãos. As variáveis psicossociais novamente são consideradas as determinantes fundamentais da inclusão social, sendo a educação, a principal delas. A Internet transforma-se numa palavra mágica com força persuasiva: todos devem "integrar-se" à rede mundial para participar da era global.

O texto acima foi extraído da introdução do artigo científico Globalização e
Exclusão: A Dialética da Mundialização do Capital, de Tania Steren dos Santos,
e apresenta características específicas deste gênero da esfera acadêmica. As
abordagens demonstram o grau de focalização, no momento de elaboração do
texto/parágrafo. Com base nesta afirmação e analisando as palavras grifadas,
selecione a abordagem predominante e justifique sua escolha.
Abordagens: Ideológica - Histórica - Funcionalista - Psicológica
Social - Psicossocial - Educacional -Tecnológica.
Justificativa:

1

Respostas

2013-09-24T11:58:32-03:00
O foco da abordagem está ao meu ver na repetição comportamental do sistema capitalista e global, onde a inclusão só acontece quando da aderência dos demais a este sistema. O que não se pode perder de vista, é que a manutenção do Status Quo é o princípio básico daqueles que pretendem manter-se no poder, e claro, o privilégio da sucessão dos privilégios aos seus herdeiros.Neste sentido, a educação assume o seu papel no sentido de mudança tanto ideológica, quanto social, na perspectiva de novas mudanças para novos tempos.