Respostas

2013-09-24T15:37:33-03:00
Fraçao irredutivel, é uma fraçao q num da pra simplificar mais por nenhum numero
A melhor resposta!
2013-09-24T15:40:29-03:00
Fração irredutível é aquela que não da mais para ser simplificada.
Exemplo:

 \frac{24}{8} , simplificando (dividindo por 2) =  \frac{12}{4} .

Ainda da para simplificar, certo?

 \frac{6}{2}

Ainda dá?
Sim.

 \frac{3}{1}

Agora dá ainda?
Não!
Então isso quer dizer que ela está IRREDUTÍVEL.

Se quisesse fazer mais rapidamente, ao invés de ficar simplificando por 2, 2, 2... Podia-se, também, simplifica-la direto por 8.
Exemplo:

 \frac{24}{8} : 8 =  \frac{3}{1}
1 5 1
Lembrando que esse "dividido por 2, dividido por 8, etc" não é dividir A FRAÇÃO, e sim dividir o de numerador e o denominador (parte de cima e de baixo da fração) por um mesmo número, a fim de simplifica-la.
muito obrigado
Espero que tenha ajudado. Bjs.