) uma loja comprou camisetas azuis preta e branca
auto do ela comprou 360 camisetas . o numero de camisetas pretas e o dobro das
azul e o numero de brancas e o triplo das preta quanta camisetas de cada cor
foram compradas?
POR GRNTILEZA AMIGOS BEM EXPLICADINHO

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-09-24T22:51:03-03:00
X=numero de camisetas azuis   ,
  2x=numero de camisetas pretas
 6x= numero de camisetas brancas (é 6 porque é 3 vezes mais que o numero de pretas e o numero de pretas é 2)
o total de camisetas é 360.          
a equação fica assim:
x+2x+6x=360
9x=360
x=360/9
x=40 
dai tu substitui o x na equação e acha o valor 
40 camisetas brancas
2.(40)=80 camisetas pretas
6.(40)=240 camisetas brancas
1 5 1
2013-09-24T22:57:45-03:00
Qualquer dúvida pergunte :

x = camisetas azuis
y = camisetas pretas
z = camisetas brancas
ao todo foram 360 camisas:

x+y+z = 360

o numero de camisetas pretas é o dobro das azul:
y = 2x

o numero de brancas e o triplo das preta:
z = 3y

temos 3 equações:
x+y+z = 360
y = 2x
z = 3y

vamos substituir nessa x+y+z = 360:

x+y+z = 360:

lembrando: y vale 2x e Z vale 3y ou seja 6x 

x + 2x + 6x = 360
9x = 360
x = 360/9
x = 40

Opa, achamos o número de camisas azuis = 40

Agora vamos substituir nessa y = 2x:
y = 2.40
y = 80

Achamos o número de camisas pretas=80

agora vamos substituir nessa z = 3y:
z = 3.80
z = 240

Achamos o numero  de camisas brancas = 240

Agora só pra verificar vamos substituir de novo:

x+y+z = 360:
40 + 80 + 240 = 360
360 = 360