Respostas

2013-03-30T14:36:00-03:00

As coordenadas geográficas são linhas imaginárias, medidas em graus, minutos e segundos, através delas podemos definir a posição de um ponto na superfície da Terra. As latitudes, ou paralelos, são as linhas paralelas ao Equador, que é o ponto de origem ou 0°; são . As longitudes, ou meridianos, são as linhas paralelas ao meridiano de Greenwich, que é o ponto de origem ou 0°. 

O número de paralelos são infinitos sobre a superfície da Terra. São traçados de segundo em segundo ou fração deste, de minuto em minuto, de grau em grau... variando de 0º a 90º nos dois sentidos (Norte e Sul) tendo início na Linha do Equador. Assim como os paralelos, o número de meridianos também são infinitos, variando de 0º a 180º nos dois sentidos (Leste e Oeste), a partir do Meridiano de Greenwich. Todos os pontos da superfície terrestre são localizados pelo cruzamento de latitude e longitude. Paralelos - Os paralelos são as distâncias medidas em graus, partindo do Equador (0º) até 90º norte e sul.São linhas imaginárias que cortam a terra em fatias horizontais paralelas a linha do Equador, representa as latitudes. 

Equador ?(em latin, aequatore que significa "o que iguala"), portanto a metade do caminho entre os pólos". A rotação da Terra estabelece um eixo imaginário, cuja intersecção com a superfície terrestre estabelece os dois pólos,"Hemisfério Norte ou Setentrional e Hemisfério Sul ou Meridional"

espero que tenha ajudado...