Respostas

2013-09-25T22:24:09-03:00
Jogos Ístmicos. Para homenagear os deuses dos santuários, realizavam-se jogos pan- helênicos (que abrange todo o mundo grego), em número de quatro ístmicos, Nemésio, píticos e olímpicos. Os jogos olímpicos eram os mais famosos. Tinham lugar em Olímpia em homenagem a Zeus; depois de 776 a.C., passaram a realizar-se de quatro em quatro anos. Durante o período de jogos era decretada uma paz sagra da sendo proibido atacar os peregrinos. Os atletas juravam lealdade entre si, disputando em seguida seis provas: corrida, luta livre, pugilismo, lançamento de dardo, lançamento de disco e corrida de carros. Os vencedores recebiam uma coroa de louros e o privilégio de serem cantados pelos poetas. As mulheres não podiam participar. Os atletas homens em geral não usavam roupa. 
7 4 7
2013-09-26T11:36:23-03:00
Sempre gostei de desporto, de todo o desporto, porque acima de tudo ele é uma poderosa manifestação de vida e tenha ele sido praticado ao longo dos tempos em honra dos deuses ou dos homens, mortos ou vivos, o fascínio que desperta tem a ver com essa manifestação de força e de vida que representa.

A vida é competição, nós próprios existimos porque competimos e ganhámos, por vezes mesmo à tangente, lutando contra o clima e as suas variações, os cataclismos naturais, os animais ferozes, a escassez de alimentos e contra nós próprios por causa desta nossa tendência para destruir grupos rivais.

Hoje, parece demonstrado que a verdadeira e grande competição é ao nível dos nossos genes e nós, que somos a sua casa e os seus transportadores, geração após geração, nem nos apercebemos dessa competição que se trava dentro de nós.

Os primeiros Jogos Olímpicos que se realizaram na antiga Grécia a partir do ano 776 A.C., julgava-se que fossem uma celebração ao desporto e à beleza estética do homem mas de acordo com o que Homero escreveu na sua Ilíada, a intenção seria mais de carácter místico e fúnebre, uma saudação aos mortos de cada cidade.

Num período de 4 em 4 anos, cada polis ou cidade-estado da Grécia, escolhia um dia para reverenciar os mortos do último quadriénio reunindo num campo os seus pertences e abandonando momentaneamente a cidade para que os espíritos passeassem à vontade entre as suas lembranças da vida terrena.
Antes, porém, as sacerdotisas acendiam uma chama que os rapazes levavam até ao templo do deus patrono da cidade.

Estas cerimónias precediam os Jogos que tinham nomes diferentes conforme a cidade em que ocorriam, assim, em Corinto, eram os Jogos Ístmicos, em Delfos eram os Písticos, em Argos eram os Nemeus e em Olímpia os Olímpicos. No conjunto, denominavam-se Pan–Helénicos.

Foi, no entanto, em Olímpia que eles atingiram a sua maior magnitude porque era aqui que existia um Templo de dimensões magníficas dedicado a Zeus que, na hierarquia dos deuses, era o mais importante, deus dos céus que dominava o monte Olimpo.

De notar que os deuses gregos são familiares, têm aparência humana, com qualidades e defeitos, contudo, são imortais e podem metamorfasear-se.

Era junto desse enorme Templo que tinham lugar os jogos, iguais aos de todas as restantes cidades, mas que aqui reuniam maior número de participantes e desenrolavam-se como competições regulares e de extrema importância para todos os helénicos.
5 2 5