14)em um colégio 38% dos alunos são meninos e as meninas são 155. Quantos alunos têm esse colégio?
15)resolva os problemas escolhendo um metodo de resolução, escrevendo o sistema de equações.
a)numa fazenda, a quantidade total de galinhas(g) e bois(b) é 300.sabendo que o total de pés de galinhas e bois é 720, quantos são galinhas e quantos são bois?
b)pagou-se uma compra no valor de R$959,00 com notas de R$10,00 e R$50,00 num total de 47 notas. Quantas notas de cada espécie foram usadas no pagamento?

2

Respostas

2013-09-26T11:23:54-03:00
38% homens = 95 alunos
155 mulheres = 62%

155 mulheres = 0,62 (62%)
X                  = 0,38 (38%)
x=95 homens (alunos)
1 5 1
A melhor resposta!
2013-09-26T12:18:51-03:00
Exercício 14:
Considerando que o número total de alunos é x, temos:
x alunos - 100%
155 meninas - 62%
62x = 15500
x = 240 alunos

Exercício 15:
a) Primeiro vamos montar a equação:
g + b = 300
2g + 4b = 720
Multiplicando a primeira equação por (-2), temos:
-2g - 2b = -600
26 + 4b = 720
2b = 120
b = 60
Trocando, na primeira equação, b por 60, temos:
g + 60 = 300
g = 240
Resposta: na fazenda tem 60 bois e 240 galinhas

b) Vamos às equações:

10x + 50y = 960
 x + y = 47
Multiplicando a segunda equação por (-10), temos: 

10x + 50y = 959
-10x - 10y = -470
40y = 489
y = 12,227
x + 12,227 = 47
x = 34,773
Verificação:
12 + 35 = 47
350 + 600 = 950 (aqui tem a margem dos 9 reais que não deve ter sido pago em notas de 50, nem de 10)

Resposta: Na compra ele utlizou 12 notas de R$ 50,00 e 35 notas de R$ 10,00.
2 5 2