Considerando o período da filosofia política moderna, sobre o conceito de “contrato social”, estudado na disciplina, qual é a alternativa correta?

1 - Trata-se de uma concepção teórica, hipotética, a uma espécie de pacto originário entre os homens, necessário para a sobrevivência e para a organização da vida em sociedade

2 - Corresponde ao estado de natureza do homem, no qual cada um luta pela própria sobrevivência, em uma espécie de guerra de todos contra todos 3 - Diz respeito a um documento formal que organiza e define as relações sociais a partir de princípios éticos e morais 4 - O contrato social é um instrumento jurídico que serve para limitar a liberdade de cada cidadão, uma vez que a vida em sociedade exige a obediência irrestrita aos governantes 5 - Refere-se à origem da sociedade moderna, pois até o fim do período feudal os homens ainda não precisavam seguir leis e normas políticas definidas pelos governantes

1

Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-09-27T23:06:00-03:00
3 - Diz respeito a um documento formal que organiza e define as relações sociais a partir de princípios éticos e morais
Alternativa 1 Trata-se de uma concepção teórica, hipotetica, a uma espécie de pacto originário entre os homens, necessário para a sobrevivência e para a organização da vida em sociedade. A resposta desta questão encontrasse no livro Ciência politica.
Trata-se de um conceito meramente hipotetico, uma vez que o homem desde sempre procurou se associar coletivamente para superar as adversidades. Como afirma o filosofo, os homens tiveram que estabelecer, desde suas origens, um tipo de pacto coletivo _____ o chamando "contrato social".