Tarefa

Foto de perfil do usuário ariadneADM

René Descartes desenvolveu quatro regras básicas, consideradas por ele como capazes de conduzir o espírito na busca da verdade em sua obra Discurso do Método.

René Descartes desenvolveu quatro regras básicas, consideradas por ele como capazes de conduzir o espírito na busca da verdade em sua obra Discurso do Método. Relacione as duas colunas em que aparecem os conceitos e as descrições dessas regras: 

1 -Regra de evidência       (___) Raciocinar indo dos problemas mais simples para os mais complexos
 
2 -Regra de divisão         (___) Separar cada uma das dificuldades surgidas em tantas partes quantas forem necessárias para resolvê-las melhor.
 
3 -Regra de ordem            (___) Só aceitar algo como verdadeiro desde que seja absolutamente evidente por sua clareza e distinção
4 -Regra de enumeração     (___) Realizar verificações completas e gerais para ter absoluta segurança de que nenhum aspecto do problema foi omitido. 
por AriadneADM

Tem dúvidas sobre esta tarefa? Pergunte!

Peça mais detalhes ao usuário Ariadneadm

Respostas

Respostas

Foto de perfil do usuário alessalebrun
Alessalebrun respondeu
Em Discurso do Método,  Descartes faz as seguintes considerações sobre seu método, enumerando as quatro regras básicas: “Assim, em lugar desse grande número de preceitos que se compõe à lógica, julguei que me bastariam os quatro a seguir, desde que eu tomasse a firme resolução de jamais deixar de observá-los.
 A primeira regra é a evidencia: jamais aceitar uma coisa como verdadeira que eu não soubesse ser evidentemente como tal.
A segunda, a regra da análise: dividir cada uma das dificuldades que eu examinasse em tantas partes quantas possíveis e quantas necessárias para melhor resolvê-las;
A terceira, a regra da síntese: conduzir por ordem meus pensamentos, a começar pelos objetos mais simples e mais fáceis de serem conhecidos, para galgar pouco a pouco, como que por graus, até o conhecimento dos mais complexos,.

E finalmente a quarta: fazer em toda parte enumerações tão complexas e revisões tão gerais que eu tivesse certeza de nada ter omitido”.
  • Comentários
  • denunciar!
  • Obrigado (9)
  • Avaliar

Comentários

Escreva aqui seu comentário...