Respostas

2013-09-28T00:27:41-03:00
O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa, se o sujeito estiver no singular, o verbo também estará. Se estiver no plural, acontece a mesma coisa.
Quando o verbo ''ser'' indicar distância, concordará com o numeral.
Quando o sujeito for composto e um dos núcleos for o pronome ''eu'' , o verbo ficará na primeira pessoa do plural. Bom existe várias outras, se tu der uma pesquisa simples irá encontrar, tentar procurar também site onde há exercícios, ajuda muito também. Boa sorte!
1 3 1
valeu cara, muito obrigado, concerteza irá me ajudar!
De nada!
:)
A melhor resposta!
2013-09-28T00:30:22-03:00
Para você saber a concordância verbal você precisa saber direitinho sobre sujeito.

1- Suj. Simples: o verbo concorda com o sujeito em número e gênero. Ex.: Nós vamos ao shopping (o verbo vamos está concordando com o núcleo do sujeito que é Nós)

2- Suj. Composto: O verbo vai para o plural. Ex.: Alice e Henrique foram passear. (o verbo foi fica no plural - foram -)

E tem outros casos:

1- Particula "se": o verbo concorda com o sujeito passivo. Ex.: Vendem-se casas / Vende-se casas.

2- Verbos impessoais: como não tem sujeito ficam na 3° pessoa do singular. Ex.: Havia medo em seus olhos/ Fazia tempo que não se viam.

3- os verbos Dar, Bater e Soar: quando usados para indicar horas, devem concordar com o sujeito. Ex.: O relógio deu duas horas/ Deram duas horas no relógio.

4- Sujeito oracional: O sujeito é uma oração subordinada e então fica na terceira pessoa do singular. Ex.: Ainda falta dar os últimos retoques na maquiagem.

5- Concordância com o infinitivo: é cheio de particularidades, vale mais a pena você pesquisar, até porque não ia ter como eu colocar aqui por ter limite de letras.
2 5 2
Ainda sim, há muitas particularidades que vale a pena você pesquisar, tem um site ótimo que eu uso pra português que lhe dá vários macetes.
siim claro! Obrigado!
De nada :)
(y)