Contestando o Tratado de Tordesilhas, o rei da França Francisco I, declarou emj 1540: "Gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este dividiria o mundo."
a) Quais os países pioneiros nas Grandes navegações?
b) O que foi o Tratado de Tordesilhas?
c) Por que alguns países da Europa, como França, contestavam esse Tratado?
d) Associe esse Tratado com a "descoberta do Brasil" em 1500.

1

Respostas

2013-09-28T14:38:07-03:00
A) Portugal e Espanha

b)Tordesilhas foi um tratado onde as terras situadas até 370 léguas a oeste de Cabo Verde pertenciam a Portugal, e as terras a oeste dessa linha pertenciam a Espanha.

c) 
Porque Portugal e Espanha dividiram o mundo para eles dois sem levar em conta que outras potências marítimas (França, Inglaterra e Holanda) poderiam também fazer parte do botim.
O rei de França chegou a fazer a seguinte comentário: "Quero ver o testamento de Adão que dividiu o mundo entre Portugal e Espanha".

d)
É que na época da descoberta do brasil ocorreu um período de navegação, Portugal e Espanha viajavam em busca de novas terras. Foi quando colombo navegando pela Espanha chegou ao brasil! como os dois países tinham o mesmo objetivo, as mesmas ambições e com a ideia de evitar guerras pela posse de terras, Portugal e Espanha assinaram o tratado. assim Portugal ficou com as terras recém descobertas. 


4 3 4