Respostas

2013-04-01T21:57:26-03:00

A história dos Tigres Asiáticos começa no Japão: sendo um país com uma mão de obra extremamente qualificada, o preço dela é caro. Além disso, por ser uma ilha, um território pequeno e sofrer constantemente com desastres naturais, há uma escassez na matéria prima lá. Para diminuir os custos de sua produção, o Japão decidiu procurar países próximos em que a mão de obra fosse barata e houvesse uma grande quantidade de matéria prima. Os Investimentos Externos Diretos japoneses, ou seja, a implantação de multinacionais atraiu outros países que também perceberam vantagens em colocar as suas empresas ali. Com esses Invenstimentos, essas regiões cresceram rapidamente e ficaram conhecidas por Tigres Asiáticos, sendo 4 regiões: Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan. Tigres pela velocidade e força do seu crescimento e asiáticos por estarem, é claro, na região da Ásia. 

Sendo assim, os motivos para os investimentos feitos nessas regiões foi pura e simplesmente a necessidade das potências mundiais de lucrarem gastando o mínimo de dinheiro possível. 

Hoje, originaram-se os Novos Tigres Asiáticos, sendo países também da Ásia que possuem as mesmas condições que os Tigres possuiam: mão de obra barata e matéria prima abundante. Houve essa mudança porque os Tigres Asiáticos se desenvolveram, assim, a população se qualificou. E, a matéria prima foi se tornando escassa. Esses países são: Tailândia, Malásia, Filipinas, Indonésia e Vietnã.

Espero ter ajudado e que tenha dado tempo!

Beijo.

 

3 4 3