Tendo por base as ideias aristotélicas, Tomás de Aquino desenvolve o que segundo ele, seriam argumentos racionais que provam a existência de Deus. Relacione os conceitos com a descrição destes nas colunas abaixo:


1 - Primeiro motor

(___) Tudo o que existe deriva a sua existência de outro ser. Logo, é imperativa a existência de um ser que sempre tenha existido para dar existência aos outros seres. Já estes seres podem ou não existir.

2 - Causa eficiente

(___) Devemos admitir que existe um ser com o máximo de bondade, de beleza, de poder, de verdade, sendo, portanto, um ser máximo e pleno. Esse ser é Deus.

3 - Ser necessário e ser contingente

(___)Tudo que existe é movido por alguma coisa, podemos dizer que há um primeiro motor, que move todas as coisas, mas não precisa de nada para ser movido, pois seria impossível remeter-se infinitamente a uma causa motriz; esse primeiro motor só pode ser, portanto, Deus.

4 - Graus de perfeição

(___) Devemos admitir que existe algum ser inteligente que dirige todas as coisas da natureza para que cumpram seu objetivo.

5 - Finalidade do ser

(___) Tudo o que existe não possui em si mesmo a razão da sua existência. Ela é sempre derivada de outra. Como não se pode remontar nesse processo indefinidamente, chegaremos a um Ser que é considerado... .

2

Respostas

2013-09-29T18:55:14-03:00
4 Tudo o que existe deriva a sua existência de outro ser. Logo, é imperativa a existência de um ser que sempre tenha existido para dar existência aos outros seres. Já estes seres podem ou não existir
2 Devemos admitir que existe um ser com o máximo de bondade, de beleza, de poder, de verdade, sendo, portanto, um ser máximo e pleno. Esse ser é Deus. 
1 Tudo que existe é movido  por alguma coisa, podemos dizer que  há um primeiro motor, que move todas as coisas, mas  não precisa de nada para ser movido, pois seria impossível remeter-se infinitamente a uma causa motriz; esse primeiro motor só pode ser, portanto, Deus. 
5 Devemos admitir que existe algum ser inteligente que dirige todas as coisas da natureza para que cumpram seu objetivo. 
3Tudo o que existe não possui em si mesmo a razão da sua existência. Ela é sempre derivada de outra. Como não se pode remontar nesse processo indefinidamente, chegaremos a um Ser que é considerado... . 
  • Usuário do Brainly
2013-09-30T12:58:09-03:00
Primeiro motor 
Ser necessário e ser contingente
 Causa eficiente 
Graus de perfeição 
Finalidade do ser