Respostas

2013-09-30T00:20:33-03:00
A osmose é quando a água se desloca do meio menos concentrado em soluto para o mais concentrado em soluto. Quando você adiciona sal ou açúcar em um alimento você esta fazendo com que aquele alimento fique hipertônico, ou seja, com alta concentração de soluto. Quando isso acontece as bactérias e os fungos, por estarem em um meio muito concentrado em soluto, tendem a ceder água por osmose para o meio, no caso o alimento, se desidratam e morrem. 
5 4 5
2013-09-30T06:49:05-03:00
Quando vc adiciona sal ou açúcar em um alimento vc esta fazendo com que aquele alimento fique hipertônico, ou seja, com alta concentração de soluto. Quando isso acontece as bactérias e os fungos, por estarem em um meio muito concentrado em soluto, tendem a ceder água por osmose para o meio, no caso o alimento, se desidratam e morrem. 

Sal. Deve ser usado em grande quantidade para controlar o desenvolvimento de microrganismos. Como o sal tem gosto muito forte, só pode ser usado em grandes quantidades em alimentos nos quais ele acrescente sabor, como nas carnes de vaca, de porco e de peixe. Geralmente coloca-se esse tipo de alimento em soluções de água salgada para que absorva o sal ou esfrega-se sal seco até que penetre no alimento. Os alimentos em forma de picles são conservados com sal. 

Açúcar. Em grandes quantidades, retarda o desenvolvimento de microrganismos. Os fabricantes e as donas-de-casa adicionam açúcar ou melaço às geléias e gelatinas e, na maioria das vezes, às frutas enlatadas ou congeladas, para ajudar a conservá-las. O açúcar também melhora o gosto desses alimentos. O leite condensado contém açúcar como agente de conservação.
2 5 2