Assinale a alternativa CORRETA:

I - De acordo com Ribeiro (1996), a estrutura social que temos hoje no Brasil, decorrente do processo de miscigenação racial, traz implicações diversas, tanto na dimensão moral quanto na política e cultural.
II - Com a abolição, os senhores deixam de ter despesas com os escravos que perambulam desempregados pelas ruas das cidades buscando alguma forma de ganhar a vida. Como não havia muito para fazer, o desespero levou muitas pessoas a buscar consolo na bebida e outros desenvolveram atitudes de violência.
III - Podemos dizer que “Identidade”, trata-se do conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos.

Alternativas:

Apenas a alternativa I está correta.

Apenas a alternativa II está correta.

Apenas a alternativa III está correta.

Apenas as alternativas I e II estão corretas.

Apenas as alternativas II e III estão corretas.

1

Respostas

2013-09-30T10:38:00-03:00
Creio que seja I e II estão corretas.
Porém, gostaria de observar esse texto (ou citação) do Ribeiro de 1996, você possui?
Na alternativa I, a miscigenação trouxe diversas consequências, não ruins, na cultura, na política e em vários segmentos da sociedade.
Na alternativa II, os escravos, após serem "libertos", não tinham muitas oportunidades de ganhar a vida, pois ainda eram discriminados por serem "ex-escravos", por isso também observamos várias pessoas que preferiam continuar a ser escravos até o final da vida.
Creio que a alternativa III está errada pois a partir de conhecermos os fatos, criamos para nós uma "Identidade" , dizemos se gostamos ou não de alguma coisa e defendemos o que de nosso interesse.