Durante uma ligação química para a formação de um importante sal para nossa sobrevivência, um átomo de um determinado elemento químico perde 1 elétron para formar um cátion X1+, que possui 10 elétrons. Este elemento químico X é isótopo do elemento químico Y, que possui 11 nêutrons. Outro átomo de elemento químico W possui número de massa (A) igual a 23, e é isóbaro do elemento químico X. Com base nas informações fornecidas determine:
a) o número de massa (A) e o número atômico (Z) do elemento químico X;b) o número de massa (A) do elemento químico Y.

1

Respostas

2013-09-30T15:32:57-03:00
A) Se o cátion X+ possui 10 elétrons, então o elemento X possui 11. Como o número de prótons é igual ao número de elétrons no elemento neutro, então o número atômico de X é 11. 
O elemento W é isóbaro do elemento X, ou seja, os dois possuem o mesmo número de massa. Se o A de W é 23, então o de X também é 23.

b) O elemento X é isótopo do elemento Y, ou seja, os dois possuem o mesmo número atômico. Como o Z de X é 11, logo o de Y também é 11. 
Já foi informado que o número de nêutrons de Y é 11. O número de massa é igual á soma do número de prótons com o número de nêutrons; logo, o A de Y é 22.
1 5 1