Adriano, Beto e Felipe são fãs de jogos eletrônicos. Adriano
tem três jogos a mais que Beto. Beto, por sua vez, tem o
triplo do número de jogos que Felipe possui, sendo que os
três, juntos, têm 31 jogos. Desse modo, é correto afirmar
que Adriano e Felipe, juntos, têm uma quantidade de jogos
igual a
(A) 12.
(B) 15.
(C) 16.
(D) 19.

2
Quando termos questões assim é fácil perceber que em todos os caso usamos apenas uma incógnita.
Quando temos questões assim é fácil perceber que em todos os caso usamos apenas uma incógnita. Solução Felipi = x , Beto= 3x e Adriano = 3x+3 agrupando temos x+3x+3x+3=31 => 7x= 31-3 => 7x=28 logo x=28/7 assim x=4 . Adriano tem 3x+3 = 15, Beto tem 3x= 12 e Felipe tem x=4. Assim Adriano e Felipe, juntos têm 19 jogos

Respostas

A melhor resposta!
2013-09-30T20:44:24-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Sejam as quantidades de cada um: A, B e F, respectivamente Adriano, Beto e Felipe:
Do enunciado da tarefa se pode escrever:

(a)   A = B + 3
(b)   B = 3F
(c)   A+B+F=31

Reescrevendo A = 3F + 3
                        B = 3F
Substituindo em (c)
3F + 3 + 3F + F = 31
7F = 28
F=4

Logo B = 12
         A = 15
         F =   4

2 5 2
Muito obrigada, consegui entender e encontrar meu erro (=
vlw
2013-09-30T20:58:04-03:00
Quando temos questões assim é fácil perceber que em todos os caso usamos apenas uma incógnita. Solução:
Felipe = x ,
Beto= 3x e
Adriano = 3x+3 agrupando temos
x+3x+3x+3=31 =>
7x= 31-3 =>
7x=28 logo x=28/7 assim x=4 .
Adriano tem 3x+3 = 15,
Beto tem 3x= 12 e
Felipe tem x=4.
Assim Adriano e Felipe, juntos têm 19 jogos.

2 5 2