Respostas

2013-10-01T10:17:59-03:00
Colonialismo: tem como principais agentes espanha e portugal, que vão explorar a o continente americano em busca de metais preciosos, matérias primas e produtos de genero tropical.

neocolonialismo: principais agentes são frança, inglaterra e alemanha, que, no contexto da revolução industrial, irão explorar o continente africano procurando minérios, mercado consumidor para o excedente da produção, e viam tambem no continente uma valvula de escape para a parcela dos trabalhadores desempregados.  ,
AVIDO : É OQUE TA NO MEU LIVRO !
27 4 27
2013-10-01T11:57:03-03:00
O Colonialismo é uma prática muito antiga das sociedades humanas. 
Os fenícios e os gregos na antiguidade realizaram colonizações, ou seja, conquistaram e se estabeleceram em territórios além dos originais de sua cultura. 
Durante a época moderna alguns estados-nacionais europeus (Portugal, Espanha, França , Holanda e Inglaterra) também conquistaram colônias principalmente na América, a essa colonização em específico chamamos de "antigo sistema colonial".
Já em plena história contemporânea, as potências industriais capitalistas promoveram uma nova colonização, especialmente sobre os continente africano e asiático. Eessa colonização que chamamos de "neocolonialismo", é uma colonização mas tem características próprias e está inserida num contexto específico: o imperialismo.
Portanto neocolonialismo é um dos tipos históricos de colonização, que tem uma localização específica no tempo e enquadra-se num contexto histórico específico, além de ter características específicas que o diferem dos outros tipos de colonização já adotados pelos povos humanos ao longo de seu processo histórico.
Uma diferença do neocolonialismo em relação as formas mais antigas é a justificativa utilizada pelos colonizadores que escondiam seus reais interesses, o de conquistar novos mercados fornecedores de matéria prima para a indústria e conquistar novos mercados consumidores para seus produtos. Ao invés disso utilizavam como pretexto para a conquista das colonias a justificativa de levar a ciência e o progresso aos "povos atrasados" da África e da Ásia. Construindo estradas de ferro para facilitar o transporte de mercadorias afirmavam que estava "modernizando" essas regiões.
3 4 3