Estou fazendo umas contas para um trabalho para saber quantas tomadas e potência de iluminação em cada comodo de uma casa. Mas não sei se a conta se faz atravéz do perímetro ou da área. Alguém me ajudaaaaaaa. ;)

1
Deixa eu simplificar. Primeiro olhe a área do cômodo. Tem menos que 6m²? uma tomada. Tem mais que 6 m²? Aí temos que olhar o perímetro. Divida o perímetro por 3,5m e encontre o número de tomadas de cada cômodo. Melhorou agora?
ata ja entendi soh qria saber se ra pelo perimetro
Aeeeew \o/ Fico feliz em ajudar :)
fico feliz por entender uhauahua
vlw

Respostas

2013-10-01T15:57:53-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Eu não tenho em mãos a versão mais atual da norma, confira com a sua documentação. Primeiro você olha a área para saber se é maior ou menor que 6m², depois você faz as frações de perímetro.


Se o cômodo tem até 6m², um ponto de tomada.

Cômodo acima de 6m²: uma tomada a cada 5m ou fração de perímetro. Significa que se o quarto mede 3X4m, ele tem um perímtro de 3+4+3+4m. Vá dando a volta e marcando uma tomada a cada 5 metros de perímetro. OU coloque as duas tomadas onde você achar melhor, você não precisa deixá-las a mesma distância, você tem é que dimensionar no mínimo duas.

Para cozinha e área de serviço, uma tomada a cada 3,5m de perímetro, sendo que você TEM que deixar uma acima da bancada da pia.
São tomadas de uso geral. Ar-condicionado, aparelhos pesados de cozinha e área, motores, chuveiros elétricos, recebem tomadas específicas.

APara a iluminação, você provavelmente terá apenas um ponto de luz em cada cômodo. A potência e o tipo de lãmpada depende de qual é o cômodo> incandescentes de 60 ou 100W em sala e quarto, fluorscentes (aí tem que ver se tradicionais ou eletrônicas) para bamheiro, cozinha, varanda.

Espero que eu tenh entendido o que você precisa. Qualquer coisa, pergunte nos comentários.