Resolução de Problemas ME AJUDEM !
Dois carros partem ao mesmo ponto e fazem trajetos perpendiculares.Um deles tem velocidade dupla em relação ao outro. Determine a função que dê o total y de quilômetros percorridos pelos dois carros quando o mais veloz fizer xkm

2

Respostas

2013-10-01T18:36:22-03:00
A = a
b = 2a

y = ax + bx

uo:

y = ax + 2ax
A melhor resposta!
2013-10-01T19:08:33-03:00
A fórmula para calcular a velocidade é v = \frac{d}{t}

A velocidade do carro mais lento será v_1 = \frac{d_1}{t}

A velocidade do carro mais rápido será v_2 = \frac{d_2}{t} = 2 . v_1

Note que o tempo é o mesmo para os dois movimentos, pois ambos partem e param juntos. Assim:

v_2 = 2 . v_1

\frac{d_2}{t} = 2 . \frac{d_1}{t}

d_2 = 2 . d_1

Logo a distância percorrida pelo carro mais rápido será o dobro do carro mais lento.

Se a distância percorrida pelo carro mais veloz for x então:

d_2 = x

d_2 = 2 . d_1

x = 2 . d_1

d_1 = \frac{x}{2}

Logo quando o carro mais veloz percorrer x km o carro mais lento terá percorrido \frac{x}{2} km. Assim a distância total percorrida pelos dois carros é:

d = d_1 + d_2

d = \frac{x}{2} + x

d = \frac{x + 2x}{2}

d = \frac{3x}{2} km


2 5 2