Respostas

2013-10-01T20:41:14-03:00
A lente convergente funciona como uma lupa fazendo com que as imagens pareçam maiores – isso nos permite enxergar detalhes de objetos que estão lá na outra ponta da sala, por exemplo. Outro fator é que as lentes só permitem o foco em objetos que estão próximos uns dos outros. É por isso que nossos olhos conseguem ver o que está perto e o que está longe, mas não ao mesmo tempo. O mesmo acontece com as câmeras: foco no primeiro ou no segundo plano.

E tem tambem..

Na câmera, a lente focaliza a luz sobre um pedaço de filme que contém produtos químicos que vão agir “prendendo” as imagens sobre ele e tornando-as permanentes. No olho, ao invés de filme temos a retina, que possui células fotorreceptoras minúsculas que funcionam como antenas, mandando sinais ao cérebro sobre a luz que estão recebendo: os bastonetes dizem ao cérebro se o que veem é claro ou escuro, enquanto os cones são responsáveis pela percepção das cores.E tanto a câmera quanto o olho humano também são capazes de controlar a quantidade de luz que passam por suas lentes. Por exemplo, quando entramos em uma sala muito iluminada, levamos um tempo para que nossa visão se adapte ao ambiente e possamos enxergar objetos com a nitidez necessária. Da mesma forma que quando entramos em um ambiente escuro, após alguns segundos estamos aptos a identificar o contorno dos móveis.
4 4 4
mto obrigado , eu estava precisando mto dessa resposta
2013-10-01T20:59:55-03:00
Semelhanças: 
Foco: As duas "ferramentas óticas" focam imagens invertidas em superfícies sensíveis á luz, sendo que a câmera realiza essa função em um filme ou em  sensor, e os olhos na retina (constituída por dois tipos de células foto-receptora, os bastonetes, que permitem a percepção de claro  e escuro, e os cones, responsáveis pela percepção das cores)

Abertura de luz: A quantidade de luz recebida é controlada. Na câmera isso é feito pela abertura da lente. Nos olhos a retina que regula a intensidade de luz.

Diferenças:
Medição de luz absoluta e subjetiva: em linguagem simples os olhos são dispositivos subjetivos, o que significa que eles trabalham em harmonia com o cérebro para criar as imagens que você vê: os olhos ajustam o foco dobrando a luz através do humor vítreo e do cristalino (a lente gelatinosa dos olhos) e transformam os fótons em impulsos elétricos, para o cérebro processar, ajustando o balanço das cores de acordo com o contexto de iluminação, mostrando o que é vermelho ou branco, ou preto, etc. Já a câmera é um dispositivo absoluto, que mede a luz que bate nos sensores; a falha fica por conta da necessidade de ajustar, posteriormente, as temperaturas de cor e luz que iluminam a cena

foco: Na câmera, as lentes se movem pra longe ou perto do filme/ sensor. Nos olhos os músculos mudam a forma do cristalino para fazer o foco nos objetos.

Sensibilidade á luz: O filme/ sensor da câmera uniformemente sensível á luz, a retina humana não. Agora, se levarmos em conta a qualidade e a força de captura, os olhos possuem boa sensibilidade á luz em locais escuros- bem diferente das câmeras. Talvez isso mude um dia, e passe a ser uma semelhança, a maioria das câmeras ainda deixam muito a desejar em ambientes escuros. Há algumas situações de iluminação que as câmeras atuais não conseguem capturar com facilidade, deixando as fotos muito borradas ou cheias de ruídos.
3 5 3