De acordo com Galvão Júnior (2009), “O acesso aos serviços de saneamento básico é condição necessária à dignidade da pessoa humana e, particularmente, à sua sobrevivência. A participação do indivíduo na atividade econômica e social depende de uma vida saudável. Para tanto, é fundamental o acesso ao saneamento básico, assim como à moradia, à saúde e à educação”.

Um dos princípios da Lei nº. 11.445/2007 é a universalização dos serviços de saneamento básico, para que todos tenham acesso ao abastecimento de água de qualidade e em quantidade suficientes às suas necessidades, à coleta e tratamento adequado do esgoto e do lixo, e ao manejo correto das águas das chuvas.

Analise as informações apresentadas e elabore um parágrafo argumentativo coerente, posicionando-se com relação àuniversalização do acesso aos serviços de saneamento básico no Brasil.

1

Respostas

2013-10-02T20:45:30-03:00
A universalização do acesso aos serviços de saneamento básico é algo muito importante em todas as regiões tanto do pais, quanto do mundo,  é o minimo do que um ser humano deve ter ao meio em que vive, é uma questão que deve ser mais trabalhada pelo nosso governo, que no momento só se preocupa com copa do mundo, verba disso, verba daquilo, mas para a saúde e saneamento básico, que é algo essencial na vida de um ser humano, nada. Sem falar nas doenças causadas por tal descuido e desinteresse,é uma vergonha em pleno século xxI existir pessoas em nosso pais que não tem água encanada em casa, que passa meses e meses até haver uma precipitação e a chuva cair para ter água, que é o bem mais que essencial para a vida, é, está na hora de mudar!

3 1 3
Como sabemos o saneamento básico é um direito essencial de todo cidadão garantido na Constituição do Brasil, mas se formos analisar na realidade, existia um déficit de 40,9% na rede coletora de esgotos em 2009, apesar de vivermos em um pais com o 10º maior PIB do mundo, nosso IDH está apenas na 70ª posição no ranking mundial. Para atingirmos a universalização do saneamento, promovendo água potável e ligação da rede de esgoto em todos os domicílios do pais, seria preciso mais que dobrar os invest