Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de conhecimento prévio. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que ali apreendeu.

“Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”

“Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”


1

Respostas

2013-10-02T22:11:35-03:00
 “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.” o leitor precisa, no mínimo, ter uma noção de tempo, minutos, segundos, horas "pouco mais de dois minutos", precisa saber o significado de "oratória" e ter uma noção ao que se refere quando o eu-lírico diz "todos os tempos". É uma frase para pessoas estudadas entenderem completamente.

“Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.” O leitor precisa saber calcular, pois assim saberá o que é "incalculável", terá também de saber o significado de reduzir e aumentar. Deverá saber também o significado de "morosidade judicial" e o sentido e o significado de "retórica" e "sucinta." Esse diálogo também é apenas entendido por pessoas cultas, estudadas. Exige conhecimento de uma pessoa que já fez a faculdade.
36 3 36