Respostas

2013-10-03T10:51:25-03:00
CRÍTICA LITERÁRIA 
A crítica seria, então, mortal para a literatura? Ela lhe é igualmente indispensável, e seu desconforto vem do paradoxo que a constitui: a obra literária necessita de um discurso que a comente e esclareça; ela o exige mesmo, visto que pertence ao universo da linguagem; mas chega sempre um momento em que o ato crítico tende a bastar-se a si mesmo, e a relegar a obra à posição de simples pretexto. 
 
Romance Proletário:primeiro momento das águas-fortes da vida baiana, rural e citadina. Principais obras desta fase: Cacau e Suor. 

Lirismo engajado: depoimentos líricos e sentimentais espraiados em torno de rixas e amores marinheiros. Principais obras desta fase: Jubiabá, Mar Morto e Capitães da Areia.

 Região do Cacau: grandes "pinturas" da região do cacau, com tom épico retratando as lutas entre coronéis e exportadores.
 Principais obras desta fase: Terras do Sem-Fim e São Jorge dos Ilhéus.

 Fase desengajada: fase sem engajamento de esquerda, mais focado no "pitoresco", no "saboroso", no "gorduroso", no "apimentado". Tendo criado novelas regionalistas, como se fossem um guia expresso da Bahia. Principais obras desta fase: Gabriela, Cravo e Canela e Dona Flor e Seus Dois Maridos.