Qual significado da falange no desenvolvimento da pólis grega?

1
A participação do homem comum na guerra deu ensejo à exigência de maior participação do demos na vida da pólis, nas decisões políticas
Na falange, o espírito de grupo é reforçado e o Combate individual dos heróis homéricos é substituído pelo combate coletivo. A função guerreira deixa de ser exclusividade dos nobres e passa para as mãos dos demos (o povo). Os pequenos proprietários de terra e os artesãos,que compõe o demos,são integrados ao exército e, assim, exigem a maior participação na vida da polis, nas decisões políticas.

Respostas

2013-10-03T12:36:53-03:00
Falange foi uma sofisticação militar, o uso da infantaria naquela época era desorganizado, soldados se encontravam frente a frente e lutavam freneticamente, até então uma técnica ser desenvolvida, chamada falange, colocando o ato de guerrear em um outro patamar.

Mas o que é falange ?
Simples, são blocos militares de infantaria, que tinham lanças grandes, e escudos grandes, com o intuito de pressionar o exército inimigo, veja o filme 300 e terá uma boa ideia. Muito usado na grécia, fala-se que foi desenvolvida pelos Espartanos, posteriormente seria usado por Alexandre o Grande da Macedônia.



1 1 1