Respostas

2013-10-03T14:14:49-03:00
A) O Modernismo foi um movimento artístico e literário do século XX, que no Brasil teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, esse movimento teve três fases, a primeira fase ocorreu de 1922 até 1930, a segunda fase ocorreu de 1930 até 1945 e a terceira fase ocorreu de 1945 até 1960.
b) Na pintura destacam-se os artistas Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Candido Portinari, entre outros. Na literatura destacam-se os autores Euclides da Cunha, Carlos Drummond de Andrade, Mario Quintana, Graciliano Ramos, entre outros
c) A primeira fase, também chamada de pré modernismo, se caracteriza pelas influências que sofre do surrealismo, do cubismo e do futurismo, na literatura o modernismo rompe com a linguagem formal e cria o estilo formal livre que dava enfase aos acontecimentos do cotidiano e deixava a gramática perfeita de lado. A segunda fase a literatura toma ainda mais força com a prosa de ficção e cria uma linguagem característica do movimento, passando a se importar ainda mais com o nacionalismo, surgem então novos poetas. A terceira fase, também chama de pós modernismo, se caracteriza pela elaboração da prosa que se divide em três segmentos, a prosa regionalista, prosa urbana e a prosa intimista. Nesse período surgem os poetas neoparnasianos.
1 5 1