Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-10-05T11:10:18-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A circulação dos anfíbios é dupla (a cada volta o sangue passa duas vezes pelo coração), mas incompleta (há mistura de sangue venoso com sangue arterial). O coração deste grupo de animais é composto por 3 cavidades (2 átrios e 1 ventrículo), e a mistura acontece no ventrículo único. 

Pela circulação ser incompleta, o sangue não fica tão rico em oxigênio quanto deveria ficar, levando uma quantidade mínima para os tecidos. Por ser mínima esta quantidade, o metabolismo celular não pode ser muito alto, isso acaba contribuindo para os anfíbios serem pecilotermos (ou heterotermos), ou seja, não conseguem controlar a temperatura corporal, sendo ela regulada pelo ambiente em que o bicho está.

Muito diferente dos animais evoluídos, como aves e mamíferos. Estes já possuem um coração com 4 cavidades (2 átrios; 2 ventrículos) completamente separado, sem mistura de sangue arterial com sangue venoso. Isso permite que se leve aos tecidos um sangue muito rico em oxigênio, disponibilizando um alto metabolismo, e entre outros fatores, também contribui para manter a temperatura corporal.
2 5 2