Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-10-05T17:43:31-03:00
Josias
5.c + 3.l = 21,10

marina
3.c + 2.l = 12,90

fernando
2.c + 5.l = ?

pelo sistema linear:
5.c + 3.l = 21,10 .(2)
3.c + 2.l = 12,90 .(-3)
------------------
10.c + 6.l = 42,20
-9.c - 6.l = - 38,70
--------------------
c = 3, 50 (uma caneta)


substituindo em:
3.c + 2.l = 12,90
3.(3,50) + 2.l = 12,90
10,50 + 2.l = 12,90
2.l = 12,90 - 10,50
2.l = 2,40
l = 2,40/2
l = 1, 20 (um lápis)

logo, fernando:
2.c + 5.l =
2.(3,50) + 5.(1,20) =
7 + 6 = 13

fernando gastou 13 reais.



5 4 5
2013-10-05T17:52:15-03:00
Resolvi pelo metódo de sistema
{ 5c + 3L = 21,10     multiplicando por (-3)
{ 3C + 2L = 12,90     multiplicnado´por 5

temos:
{ -15c - 9L = -63,30
{ 15c + 10L = 64,50
     0       1L= 1,20
falta achar o preço da caneta é so pegar um dos termos  acima e substituir o valor do lápis já encontrado, vai ficar assim:
5c + 3 . 1,20 = 21,10
5c + 3,60 = 21,10
5c= 21,10 - 3,60
5c = 18/70
c= 17,50/5
c= 3,50
então agora é só sustituir os valores
fernando comprou 2 . 3,50 = 7,00  canetas
                           5 . 1,20=  6,00
                                         13,00 ( treze reais foi o que fernando pagou por 2 canetas e 5 lápis.

2 3 2