Respostas

2013-10-06T21:29:17-03:00
É uma tipologia textual, ou simplesmente um tipo de texto, em que você defende uma tese (ideia), juntamente com argumentos concretos que provem e "concretizem" sua opinião. Se escreve na 3° pessoa do singular, e é basicamente o fato de você dissertar, narrar, transgredir o tema que você está falando, ao mesmo tempo em que você argumenta, para defender sua ideia. 
Sua estrutura: Introdução, desenvolvimento e conclusão.
Na introdução você fará um breve relato sobre o assunto (geralmente é polêmico), com sua tese, apresentando seus argumentos.
No desenvolvimento você desenvolverá, como o próprio nome diz, seus argumentos e o tema em destaque.
Na conclusão, você irá retomar com outras palavras o que você quis transmitir e dizer na introdução, "pegando" um pouquinho do seu desenvolvimento. Se inicia com conjunções ou conectivos conclusivos (logo, por conseguinte, então, portanto, em síntese, podemos concluir etc), deixando no final geralmente uma proposta ou solução para o fato.
2013-10-07T14:04:19-03:00
 A dissertação é o material que envolve poucas páginas até o limite de cem, enquanto a tese rotularia os textos que ultrapassassem esse número; e pelo aspecto qualitativo, a dissertação pressupões a capacidade de aplicação de um método de análise e interpretação,já  tese implica a originalidade do tema ou da abordagem à luz do qual é exposta e discutida.