Texto I - trecho da primeira parte da obra: "A terra" "Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças; e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado: árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante . . ." 1 De acordo com o texto I, como se caracteriza o lugar onde vive o sertanejo?

1

Respostas

2013-04-02T15:48:04-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

O trecho descreve um solo coberto por caatinga, vegetação rasteira, seca, com espinhos e que causa urticária e diz que a travessia desse terreno chega a ser mais exaustiva do que se fosse uma estepe nua, pois a paisagem é árida, agride e repele. Não é um lugar agradável, não :)

14 3 14