Respostas

2013-04-02T15:43:57-03:00

Claro! Segue o texto para entender os problemas e em seguida tem as atividades para resolver em cima do texto.

 

Há alguns anos instalada no mercado, a “Reforço Escolar” precisou contratar mais

dois professores de Línguas Portuguesa e Espanhola e um de Matemática.

Aproveitando o bom momento, a Diretora Pedagógica da escola convenceu o

proprietário que não bastava expandir o número de alunos atendidos, mas também era

necessário adequar o quadro de professores (tanto os antigos quanto os novos contratados)

às novas exigências do campo educacional fornecendo aos alunos e pais de alunos que

procuravam a Instituição não somente o “reforço escolar” propriamente, mas um

acompanhamento cotidiano que permitisse a todos os componentes da comunidade escolar a

entrada e a permanência no mundo dos saberes científicos, desde a discussão de pontos de

vista até a manipulação de ferramentas de última geração como computadores e demais

mídias educacionais.

Plenamente convencido do nicho de mercado que conquistaria, o dono da escola

procurou o gerente do Banco ABC SA onde mantém a conta corrente da Escola e apresentou

levantamento sobre o custo das despesas para implantação do programa de reorganização da

“Reforço Escolar”.

A Planilha de gastos apresentada pelo Diretor foi a seguinte:

Custo para capacitação de 20 professores da escola (oferecido pelo Centro

Universitário da localidade): R$ 40.000,00, no ato de contratação dos serviços.

Custo para aquisição de 30 novos computadores (multimídia) + pacote de softwares

educativos: R$ 54.000,00, no ato de entrega dos computadores.

O Gerente do Banco ABC SA atualizou o lucro bruto no cadastro da escola, com base

em documentos onde constam os seguintes dados:

A escola funciona em três períodos: manhã, tarde e noite; oferecendo reforço escolar

somente pela manhã, somente à tarde, somente à noite ou aos finais de semana.

O número de alunos matriculados para este ano é pela manhã: 180, à tarde: 200, à

noite: 140. Aos finais de semana: 60.

São oferecidas aulas de Português, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Matemática,

Física, Química, Biologia e Informática.

Os custos para pais e alunos são: pela manhã e à tarde: R$ 200,00 por aluno. À noite,

R$ 150,00 por aluno. O intensivo de final de semana, R$ 130,00 por aluno.

 

Atividade 1 - Escreva a função Receita para cada turno de aulas (manhã, tarde, noite e

final de semana). Depois, calcule o valor médio das mensalidades e escreva outra função

Receita para o valor obtido como média.

Os professores têm uma carga horária semanal de trabalho de 2 horas-aula para cada

grupo de 20 alunos e o salário bruto para tanto é de R$ 50,00 por hora/aula menos 20% de

descontos (FGTS, INSS e outros descontos lícitos). Despesas Operacionais, incluindo

impostos e tarifas, giram em torno de R$ 49.800,00 (incluindo custo dos trabalhadores

administrativos igualmente importantes para o bom funcionamento da estrutura escolar).

 

Atividade 2 - Escreva a função Custo da escola que dependerá de escrever a função

Salário dos professores. Utilize variáveis diferentes para representar o número de alunos e o

número de grupos de 20 alunos que poderão ser formados.

 

Atividade 3 – Obtenha a função lucro e o valor informado pelo gerente no cadastro da

escola.

O financiamento de computadores e periféricos para fins educacionais, inclusive para

unidades escolares, dentro do Banco ABC tem tarifa diferenciada de 1,0% ao mês e o prazo

que pode variar de 2 até 24 parcelas. Sendo que a data do primeiro pagamento acontece

trinta dias depois de assinado o contrato de financiamento.

 

Atividade 4 – Obtenha a função que determina o valor das prestações do

financiamento do custo dos computadores e elabore tabela e gráfico para: 2, 5, 10, 20 e 24

prestações.

A verba necessária para o treinamento dos professores poderá ser obtida por meio da

utilização da modalidade “Capital de Giro”, a uma taxa especial de 0,5% ao mês (já que deve

atender a necessidade de capital da empresa), com vencimento em um ano da data da

assinatura do contrato.

 

Atividade 5 – Obtenha a função que determina o valor total para pagamento do capital

de giro.

A proposta é válida por uma semana. O Dono da Escola comunica ao Gerente do

Banco ABC que vai consultar seu Contador e que retornará no dia seguinte para confirmar,

ou não, as operações junto à Instituição.

Cabe a você acadêmico, julgar matematicamente as possibilidades que o Diretor da

Escola possui e aconselhá-lo à melhor escolha.

 

Atividade 6 – Conselhos do contador – o que o grupo diria ao Dono da Escola?

 

2013-04-02T15:44:46-03:00

Em matemática, uma equação quadrática ou equação do segundo grau é uma equação polinomial de grau dois. A forma geral deste tipo de equação é:

onde x é uma variável, sendo ab e c constantes, com a ≠ 0 (caso contrário, a equação torna-se linear). As constantes ab e c, são chamadas respectivamente de coeficiente quadrático, coeficiente linear e coeficiente constante ou termo livre. A variável x representa um valor a ser determinado, e também é chamada de incógnita. O termo "quadrático" vem de quadratus, que em latim significa quadrado. Equações quadráticas podem ser resolvidas através da fatoração, do completamento de quadrados, do uso de gráficos, da aplicação do método de Newton ou do uso de uma fórmula (apresentada abaixo). Um uso frequente das equações do segundo grau é no cálculo das trajetórias de projéteis em movimento.