1 - Resolva as equações a seguir e depois verifique se os valores encontrados satisfazem as mesmas
x² - 9x = 0
x² - 16 = 0
2 - Obtenha as raízes das equações
x² = 9
4x² - 36 = 0
3x² = 27
x² - 4 = 12
4x² - 25 = 0
5 . x² 2
------- = -----
2 5

x² + 1 = 0
4 = x²
-2x² + 7 = 0
x² = 0
3x² = 0
x² + 1 = 1



2

Respostas

2013-10-08T14:08:12-03:00
Só por 5 pontos? kkk
Vou tentar aqui...obrigadinha mesmo assim.
vamo fazer o seguinde, tenta resolver um por um, se nao conseguir pergunta por aqui mesmo, mas seja especifica no exercicio. okk?
tá...obrigada, beijo
Não consigo :(
pior q tem mais
A melhor resposta!
2013-10-08T14:42:05-03:00
1- a) Essa equação pode ser fatorada como x(x-9) = 0. Para que um produto seja igual a zero um dos dois fatores tem que ser igual a zero, logo x=0 ou x=9.
b) x² = 16 => x = +/-\sqrt{16} => x=4 ou x=-4.

2- a) x² = 9 => x = +/-\sqrt{9} => x=3 ou x=-3
b) 4x² = 36 => x² = 9 => veja item a)

(essa questão tem muitos itens, mas é só olhar pra outros itens que resolveu ;D )

c) 3x² = 27 => x² = 9 => veja item a)
d) x² - 4 = 12 => x² = 16 => veja 1-b)
e) 4x² - 25 = 0 => 4x² = 25 => x^{2} = \frac{25}{4} => x= +/-\sqrt{\frac{25}{4}} => \underline{x=\frac{5}{2}} ou \underline{x=\frac{-5}{2}}
f) \frac{5x^{2}}{2} = 
\frac{2}{5} => x^{2} = \frac{4}{25} => x= 
+/-\sqrt{\frac{4}{25}} => \underline{x=\frac{2}{5}} ou \underline{x=\frac{-2}{5}}
g) x² + 1 = 0 => x² = -1 => Essa equação não tem raízes em R
h) 4 = x² => x= +/-\sqrt{4} => x=2 ou x=-2
i) -2x² + 7 = 0 => 2x² = 7 => x^{2} = \frac{7}{2} => x= +/- \sqrt{\frac{7}{2}} => \underline{x= \frac{\sqrt{14}}{2}} ou \underline{x= \frac{-\sqrt{14}}{2}} (aqui racionalizei logo ;) )
j) x² = 0 => x.x = 0 => x=0 (pelo que foi dito lá no item a) da questão 1, lembra?)
k) 3x² = 0 => x² = 0 => veja item j)
l) x² + 1 = 1 => x² = 0 => veja item j)
2 5 2