Respostas

2013-04-02T19:39:24-03:00

Primeiramente, deve-se ter por vingança como algo subjetivo ao indivíduo. A vingança pode ser tida como uma doença em nossa atual sociedade, uma vez que fazer justiça com as próprias mãos é visto como uma atrocidade (monstruosidade), por maioria da população. No entanto, uma pequena parcela de indivíduos pode achar justo fazê-la, isso explica a minha frase de início.

Mas, deve perceber-se que em nossa sociedade nem sempre foi assim, como exemplo no século XIX era comum a vendeta entre famílias (principalmente por motivos de terra). Esse tipo de vingança passou a ser desconstruído com a expansão do sistema judiciário, que tolheu esse tipo de “ fazer justiça com as próprias mãos”.

A vingança passa a ser doença, a partir do momento em que se torna o objetivo de vida de uma pessoa, fazendo com que ela saia dos padrões de normalidade estabelecidos pela sociedade, a qual pertence.

Em suma, a vingança pode ser relacionada a justiça como também a doença, para isso, dependerá da forma de como a pessoa se comporta (atuante) diante de tal sentimento. A melhor forma de classificar a vingança como doença está intrínseco a cultura que ela pertence.

 

1 3 1