Redação Dissertativa-Argumentativa .
Como ter cuidado para não sair do foco da redação?

1
Uau, uma metarredação :) Sensacional! E difícil!
Das mais difíceis que já vi por aqui O.o
é nunca tive dificuldade com redações mas essa tenho encontrado uma dificuldade em realizar e quase sempre perco pontos por sair do foco, texto proposto.
Como exposto no meu texto, obedecer os manuais técnicos não é o meu forte, daí o texto dissertativo-argumentativo... em primeira pessoa. :-/

Respostas

A melhor resposta!
2013-10-09T12:04:09-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Em foco

Eu estudei muito pouco a teoria da produção textual. Meu texto é intuitivo. Até reconheço a existência de tema, tese, tópico frasal e afins, mas sem ser capaz de delimitá-los, muito menos de planejá-los conscientemente. "Foco"? Como assim?

Escrevo um texto para falar de "algo". se o texto é uma dança, o Algo é meu par. É em torno dele que me movo. Tudo o que for apresentado, contestado, rejeitado ou rebatido o será em função desse Algo. Exemplos só serão usados se servirem para provar, com rapidez e clareza, que Algo é (aquilo que eu disse que ele é).

Algo está presente na apresentação, no desenvolvimento do discurso e na despedida, quando eu o deixo no colo do leitor. Se esse trabalho concentrado em algo for o que os manuais chamam de foco, se minha intuição na me trai, então é isso que se deve buscar. 
2 5 2
Deu 15 linhas manuscritas .
Compreendi ! ;)