Em uma empresa distribuidora de mala direta, João, Marcelo e Pedro são responsáveis por ensacar e etiquetar revistas. Certa vez, receberam um lote de 6 120 revistas e, ao terminarem a tarefa, perceberam que o lote de revistas havia sido dividido em partes diretamente proporcionais ao respectivo tempo de trabalho de cada um deles na empresa.Sabendo que João trabalha há 9 meses na empresa, Marcelo, há 12 meses e Pedro, há 15 meses; o número de revistas que João ensacou e etiquetou foi:
(A) 1 360 (B) 1 530 (C) 1 890 (D)2 040 (E) 2 550

2

Respostas

2013-10-09T12:06:08-03:00
Só somar os meses dividir pelo total de de revista e multiplicar pelo correspondente

J - 9 +
6120 M - 12 +
P - 15
----
36

6120 / 36 = 170

Como o João tá lá a 9 meses então é só multiplicar o valor da divisão pelo tempo dele

170 * 9 = 1530
A melhor resposta!
2013-10-09T12:07:25-03:00
Kawanas,
O total de revistas são 6120. E são divididas em proporções diretas.
João está a 9 meses
Marcelo a 12 meses
Pedro a 15 meses
Temos que dividir isso em partes de 6120,
João tem 3 partes, Marcelo 4 e  Pedro 5.
Temos então um total de partes 7 que correspondem a 6120.
 João tem 3 partes que correspondem a x.
Então temos:
6120 -------- 12
  x  ----------- 3
12 x = 18.360
x = 18360/12
x = 1530
Letra B
1 5 1