1) Quando observamos uma mangueira vistosa carregada de frutos, estamos vendo um esporófito ou um gametófito? Onde está a outra fase da planta, que não pode ser observada nesse mmento?

2) Depois de acompanhar o desenvolvimento de uma planta angiosperma e observar que o androceu amadurecia antes do gineceu, um estudante perguntou a seu colega se isso poderia representar vantagem evolutiva para a planta. O que você responderia a ele?

1

Respostas

2013-10-09T18:05:45-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1) Quando vemos um fruto, vemos na verdade um esporófito, pois apenas as angiospermas produzem flores e frutos, e nelas, há uma dominância, pois os esporófitos são duradouros, enquanto os gametófitos são passageiro. O gametófito nesse caso, fica no interior da planta e não pode ser vista a olho nú, já o esporófito sim.

2) A resposta seria sim, porque, isso facilita a fecundação das plantas, pois se o androceu - parte masculina - evoluir ao mesmo tempo que o gineceu - parte feminina - a planta se auto fecundará e diminuirá a variabilidade genética no seu embrião. Portanto, a diferença de desenvolvimento se deve por motivos reprodutivos, pois seria melhor uma fecundação com outra planta, ao invés de ser auto fecundar.
4 4 4