O cientista virou um mito. E todo mito é perigoso, porque ele induz o comportamento e inibe o pensamento. Este é um dos resultados engraçados (e trágicos) da ciência. Se existe uma classe especializada em pensar de maneira correta (os cientistas), os outros indivíduos são liberados da obrigação de pensar e podem simplesmente fazer o que os cientistas mandam. (ALVES, Rubem. Filosofia da ciência. p. 11)

De acordo com o texto apresentado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O mito é uma forma ingênua de conhecimento..
II. Os mitos expressam a capacidade inicial do homem de compreender o mundo.
III. Podemos entender que, a consciência mítica, bem como a consciência filosófica, são maneiras que o ser humano encontrou para organizar um conhecimento sobre a realidade.
Alternativas: Alternativas:

São verdadeiras as afirmações II e III e falsa a afirmação I; É verdadeira a afirmação I e falsas as afirmações II e III; Todas as afirmações são verdadeiras; Apenas a afirmação III é verdadeira; Apenas a afirmação II é verdadeira.

1

Respostas

2013-10-09T18:44:08-03:00
São verdadeiras as afirmações II e III, mito do grego "mythos" ou mentira é uma forma de sintetizar o sentido de "Arkhe" ponto inicial ou forma de exemplificar conceito originais ou incapazes de serem explicados. o que reafirma  a questão II os mitos expressam a capciadade inicial do homem compreender o mundo. e também como forma de organização enquanto gênese e reguladora social o que endossa a sentença III. Longe de ser um forma ingênua é antes de tudo um conceito comum a todos e elaborado de maneira oral ou escrita de síntese social
4 3 4