" A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado. "

a) A ética, enquanto investigação racional do agir humano .

b) A estética quanto o estudo sobre o belo .

c) A epistemologia, como avaliação dos procedimentos científicos .

d) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo .

e) A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação .

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-10-10T16:22:41-03:00
d) A cosmologia (literalmente estudo do cosmo – mundo organizado) foi o primeiro problema investigado pela filosofia nascente. A grande preocupação era situar o homem dentro da natureza (phisys). Mas, para isso os filósofos não se valeram de explicações de cunho fabuloso. Observem que no texto dado pela questão enfatiza-se que o princípio de tudo era de natureza material. No caso de Tales, esse princípio era a água.
8 4 8
2013-10-10T18:37:06-03:00
Resposta correta letra D a cosmologia o principio fundamental e a origem do universo foi o primeiro questionamento colocado sob investigação pelos pré-socráticos.
4 4 4