“Guerra improvável, paz impossível”.

(Raymond Aron)
A frase caracteriza o processo:
01) da Conferência de Bandung, quando as colônias afro-asiáticas estabeleceram um acordo militar com a União Soviética, assumindo o compromisso de socialização dos meios de produção, em troca do apoio na luta pela descolonização.
02) do Pacto Germano-Soviético de Não-Agressão, quando a Alemanha e a URSS firmaram um acordo para evitar um confronto entre elas, associado a uma política de isolamento em relação aos Estados Unidos.
03) da criação da Organização das Nações Unidas (ONU),quando essa instituição conseguiu evitar novos conflitos armados, apesar da continuidade da tensão militar, após a Primeira Guerra Mundial.
04) da Guerra Fria, quando a corrida armamentista estabeleceu o equilíbrio do terror entre os EUA e a URSS,evitando a guerra, mas não eliminando as divergências políticas e ideológicas entre as duas potências.
05) da desagregação da União Soviética, quando, ameaçado militarmente pelos Estados Unidos, o governo soviético adotou medidas de restabelecimento do capitalismo.

Peça mais detalhes ao usuário Nathaliee

Respostas Sair

04) da Guerra Fria, quando a corrida armamentista estabeleceu o equilíbrio do terror entre os EUA e a URSS,evitando a guerra, mas não eliminando as divergências políticas e ideológicas entre as duas potências.

A frase descreve o período da Guerra Fria, quando havia sim armas poderosas disponíveis para os dois polos, mas esse poder bélico nunca era utilizado. Basicamente, eles só se armavam com o objetivo de ostentar e não atacar apesar de haver um conflito de interesses entre os dois.

Não está muito seguro sobre a resposta?

Mais respostas

Ajuda gratuita
com as lições de casa!

Tem problema com sua lição de casa?
Peça ajuda gratuita!

80% das perguntas são respondidas dentro de 10 minutos

Não apenas respondemos - nós explicamos!

A qualidade é garantida pelos nossos especialistas