Respostas

2013-10-11T19:27:10-03:00
1º)Para ter uma multiplicação entre 2 matrizes,o número de colunas da 1ª deve ser o mesmo do número de linhas da 2ª.

A partir daí, a operação deverá ser feita multiplicando os membros da linha da 1º matriz pelos membros da coluna da 2º matriz.

|(1* 2) + ( 2*2)+ (-1*10)    (1*-3)+(2*1)+(-1*0)| 
| (8*2)+(3*2)+(2*10)          (8*-3)+(3*1)+(2*0) |
|(5*2)+(-2*2)+(4*10)          (5*-3)+(-2*1)+(4*0)|

|2 + 4 - 10       -3 +2 -0|
|16 +6 + 20     -24 +3 +0|
|10 -4 +40       -15 -2 +0|

| -4   -1 |
|42  -21|
|46  -17 |

FIM!
A melhor resposta!
2013-10-11T19:32:25-03:00
M_{axb} é uma matriz que tem a linhas e b colunas.

Vamos chamar a primeira de A_{3x3} (que tem 3 linhas e 3 colunas) e a segunda de B_{3x2} (que tem 3 linhas e 2 colunas). Se fizermos:

C_{3x2}=A_{3x3}.B_{3x2} 

Onde C_{3x2} será a matriz resultante da multiplicação da primeira pela segunda matriz dada.

Para a multiplicação de matrizes a quantidade de colunas da primeira tem que igual a quantidade de linhas da segunda. Como a primeira tem 3 colunas e a segunda tem 3 linha então podemos multiplicar. A matriz resultante da multiplicação terá a mesma quantidade de linhas da primeira e a mesma quantidade de colunas da segunda. Sabendo disto definimos a_{xy} como o elemento da matriz A_{3x3} , que está na linha x e coluna y. Da mesma forma b_{xy} será elemento da matriz B_{3x2} c_{xy} como o elemento da matriz C_{3x2} . Então, para calcularmos o primeiro elemento da matriz resultante c_{11} fazemos assim:

c_{11}=c_{11}.b_{11}+c_{12}.b_{21}+c_{13}.b_{31}

Onde multiplicamos os elementos da primeira linha de A_{3x3} pelos elementos da primeira coluna de B_{3x2} e depois somamos para encontrar o primeiro elemento da matriz resultante. Fazemos a mesma coisa para os demais elementos, como o segundo elemento da primeira linha da matriz resultante:

c_{12}=c_{11}.b_{12}+c_{12}.b_{22}+c_{13}.b_{32}

Agora, vamos fazer os cálculos:

C_{3x2}=\left[\begin{array}{ccc}1&2&-1\\8&3&2\\5&-2&4\end{array}\right].\left[\begin{array}{cc}2&-3\\2&1\\10&0\end{array}\right]

C_{3x2}=\left[\begin{array}{cc}1.2+2.2+(-1).10&1.(-3)+2.1+(-1).0\\8.2+3.2+2.10&8.(-3)+3.1+2.0\\5.2+(-2).2+4.10&5.(-3)+(-2).1+4.0\end{array}\right]

C_{3x2}=\left[\begin{array}{cc}2+4-10&-3+2+0\\16+6+20&-24+3+0\\10-4+40&-15-2+0\end{array}\right]

C_{3x2}=\left[\begin{array}{cc}-4&-1\\42&-21\\46&-17\end{array}\right]
2 5 2