DADOS DA QUESTÃO

A intertextualidade e a interdiscursividade acontecem a partir do momento em que há uma relação direta da charge com notícias veiculadas pela mídia”. (GURGEL, 2004).

O Brasil ficou na penúltima posição em um índice comparativo de desempenho educacional feito com dados de 40 países. O ranking, divulgado nesta terça-feira (27) pela Pearson Internacional, faz parte do projeto The Learning Curve (Curva do Aprendizado, em inglês) e mede os resultados de três testes internacionais aplicados em alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental. A Finlândia e a Coreia do Sul ficaram com os dois primeiros lugares do topo. Já o Brasil só ficou à frente da Indonésia. Os dados saíram do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), do documento Tendências em Estudo Internacional de Matemática e Ciência (TIMSS) e do Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização (PIRLS) que compreendem o aprendizado de matemática, leitura e ciência dos alunos.

Considerando o trecho do texto teórico de Gurgel, 2004, o trecho de notícia e a charge, redija um texto dissertativo abordando:

a) quais elementos textuais apontam a intertextualidade entre a notícia e a charge;

b) que conclusão pode-se depreender a partir da leitura da notícia e da charge.

1

Respostas

2013-04-03T11:53:04-03:00

Ah, finalmente alguém postou a charge e o texto junto com essa pergunta :).

 

Olha, não tem como ninguém fazer um texto por você, porque uma dissertação tem que ser a sua opinião sendo defendida.

Observe que temos 3 textos na coletânea - a citação de Gurgel, a notícia e a charge.

A partir da notícia que relata a situação educacional do Brasil, foi feita uma charge, que explora de forma humorística o tema da notícia: muitos brasileiros ainda não sabem ler, apesar de todos os avanços que o país já alcançou.

E o texto teórico de Gurgel fala sobre notícias que inspiram charges.

 

Essa relação precisa ser feita no seu texto; além disso vc tem que adotar uma postura crítica para responder a letra b no seu texto (que conclusão pode-se depreender a partir da leitura da notícia e da charge).

2 3 2