Qual é a taxa desta aplicação?
o escritório contábil onde o senhor João é o sócio majoritário aplicou um capital de R$ 53.500,00 durante 4 meses em um investimento com o objetivo de poupar dinheiro e obteve um rendimento de R$ 23.000,00.
Qual é a taxa utilizada?
E qual é o valor do montante?

2

Respostas

2013-10-13T21:43:36-03:00
C = 53.500
t = 4 meses
J = 23.000
i =        J         x 100
        (C x t)
i =     23.000      x 100 =
     (53.500 x 4)
i =     23.000       x 100
        214.000
i = 0,1074766355 x 100 =
i = 10,74766355 % ao mês
Montante = C + J
M = 53.500 + 23.000
M = 76.500
1 1 1
A melhor resposta!
2013-10-14T03:28:09-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
MATEMÁTICA FINANCEIRA

Identificando os dados acima, aí teremos:

capital C= 53 500
o juro obtido foi de 23 000
a taxa i = não possuímos
o tempo t, foi de 4 meses

Aplicando a fórmula para cálculo dos juros simples, querendo obter a taxa, vem:

i= \frac{J}{c.t}

i= \frac{23000}{53500*4}

i= \frac{23000}{214000}

i=0,11 x 100 = 11%


Resposta: A taxa utilizada foi de ~ 11% a.m.


Para descobrirmos o valor do montante, basta somarmos juros ou rendimento, com o capital aplicado, assim:

M=J+C 
M=23 000 + 53 500
M=76 500


Resposta: O montante foi de R$ 76 500,00
2 3 2