Oi gente me ajude a responder mais essa, pois já tentei de várias maneira, porém ainda não consegui acertar. Vamos tentar fazer. Considere a progressão aritmética (a1, a2, a3, ...) cuja razão é r = 19. Sabendo que a15 = 27, calcule a10.

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-10-13T21:13:42-03:00
Nessa progressão aritmética, vamos considerar que a15 é o último termo. Como você tem a razão e o último termo, você precisa achar o a1:
an = a1+ (n-1).r (Essa é a fórmula pra achar um termo), onde an é o último termo e r é a razão, a1 é o primeiro termo e n é o número de termos (que equivale à 15)
Substituindo os valores, temos:
27 = a1 + (15 - 1).19
27 = a1 +(14).19
27 = a1 + 266
a1 = 27 - 266
a1 = -239

Sendo assim, agora é possível achar o valor de a10 com a mesma fórmula anterior, assim:
an = a1+(n-1).r
a10 = -239+(10-1).19
a10 = -239+(9).19
a10 = -239+171
a10 = -68
O valor de a10 então é -68
1 5 1
muitíssimo obrigado!
Por nada
Espero ter te ajudado
sim, ajudou e muito. Obrigado.
2013-10-13T22:19:35-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
PROGRESSÃO ARITMÉTICA

Identificando os dados da P.A.:

o último termo a _{15}=27

a razão r=19


Fazendo uma relação dos termos desta P.A.:
este será nosso 1° termo (a1)                     este será nosso último termo (An)
                    |                                                                 |
                 a10       a11        a12        a13        a14        a15
                    |_____________________________________|
                                           6 termos

Aplicando a fórmula do termo geral da P.A., temos:

 A _{n}=a _{1}+(n-1)r

27=a _{10}+(6-1)*19

27=a _{10}+5*19

27=a _{10}+95

27-95=a _{10}

a _{10}=-68          
1 1 1
nossa vc e a Bruninha fizeram de forma difernte, mas deu o mesmo resultado. A bruninha no n termos (n-15).19 e vc usou o (6-1).19. Confesso que da maneira que vc fez é mais prática
é né ??? e ñ me deu a melhor resposta :(
chateado :.(
rsrsrs bricadeira :D
ja tinha marcado a outra a uma semana atrás e não pode mais mudar