A Idade Moderna foi marcada pela mudança de paradigma de conhecimento. Inaugurou-se nesse período a ciência moderna fundamentada na racionalidade experimental e nas verdades quantificadas. O método cartesiano, elaborado por René Descartes, se constituiu como meio para se alcançar a verdade, ou, as idéias claras e distintas.
Neste sentido, na busca da verdade, Descartes estabelece um ponto inicial, ou um motor para realizar o seu propósito. Assinale a alternativa que indica como ficou conhecido o motor do método cartesiano: Alternativas:

Método indutivo;
Método dedutivo; Novo método; Dúvida metódica; Método livre.

1
ALGUÉM PODE ME DAR A RESPOSTA DESSA QUESTÃO?

Respostas

2013-10-15T19:30:10-03:00
Vamos pensar um pouco!
O método cartesiano difundido por René Descartes, baseia-se no ceticismo, isto é, duvida-se de qualquer ideia que forneça alguma dúvida.  

O que é cada um desses métodos que está nos deixando confusos para a resposta?
Método indutivo: é um método científico que obtém conclusões gerais a partir de premissas individuais Parte do específico para o geral.
Bem, podemos descartar, pois neste método concluímos algo através de um simples 'teste' individual.

Método dedutivo: toda a informação ou conteúdo factual da conclusão já estava, pelo menos implicitamente, nas premissas. Parte do geral para o específico.
Também descartamos, pois também afirmamos algo aqui. 

Dúvida metódica: consiste na filtragem de todas as suas ideias, eliminando aquelas que não se afigurassem como verdadeiras e fossem dúbias, e apenas retendo as ideias que não suscitavam qualquer tipo de dúvida.
Esta é a resposta correta! Esse método foi o mecanismo que o Descartes usou para chegar à prova da existência de verdades absolutas, filtrando, duvidando do que era incoerente, e chegando por lógica em uma 'resposta'.