Respostas

2013-10-14T19:12:39-03:00
As aneuploidias ocorrem sempre quando há um aumento ou diminuição de cromossomos, no entanto esta alteração acontece só em uma parte dos cromossomos. A origem das aneuploidias pode ser de anormalidades que ocorreram na meiose I, na meiose II, ou até mesmo na mitose, este erro é conhecido como não-disjunão. As aneuploidias podem ser: monossomia, polissômia, nulissomia.
A euploidia envolve alterações em lotes inteiros de cromossomos e não somente em alguns cromossomos como é o caso da aneuploidia. É uma típica aberração numérica que resulta de um processo chamado poliploidia, em que os cromossomos duplicados não se separam durante a anáfase das divisões celulares.Assim, formam-se mais de dois conjuntos completos de cromossomos, ou seja teremos conjuntos triploides, tetraploides, hexaploides, etc.

10 4 10
2013-10-14T20:05:27-03:00
A difereça é que nas euploidias, as alterações cromossômicas envolvem genomas inteiros e nas aneuploidias, as alterações envolvem apenas alguns cromossomos. As mutações, quando atingem células autossômicas (somáticas), não é transmitida para os descendentes, mas quando atinge células sexuais (germinativas) é transmitida. 

Exemplos:

1. Euploidias:
1.1. Haploidia nos zangões.
1.2. Triploidia nos insetos e vegetais.

2. Aneuploidias:
2.1. Trissomia do par 21 (Síndrome de Down).

3 1 3