Respostas

2013-04-03T19:55:25-03:00

O eternamente verdadeiro, eternamente belo e eternamente bom

Ele acreditava em regras e normas eternas, que governavam o agir de uma pessoa ....
Ele se interessava tanto pelo o que é enterno na natureza quanto na sociedade ....
Tudo é eterno ...

O Mundo das idéias

 

Platão acreditava que tudo o que podemos sentir na natureza flui. Ou seja, tudo o que participa do mundo dos sentidos acaba algum dia ... esse mundo dos sentidos é nosso dia-a-dia ...

 

O Verdadeiro conhecimento

Ele acreditava que por vivermos em um mundo onde nada é imutável e perfeito não podemos ter, senão, idéias vagas das coisas. A única maneira de se chegar ao conhecimento real é por meio da razão.

 

Uma alma Imortal

Para Platão temos um corpo dual. Já vimos que ele acreditava em duas realidades. Bom, ele acreditava que nosso corpo pertence ao mundo dos sentidos, e que ele flui, como todas as coisas.
Mas acreditava que possimos uma alma imortal, que é governada pela razão, e justamente por isso pode ter acesso ao mundo das idéias.

 


MITO DA CAVERNA

Um grupo de pessoas habitam o interior de uma caverna, elas estão de costas para a entrada da caverna, e atrás delas há um enorme muro que fecha a entrada desta caverna.
Como há uma fogueria atrás desse muro, sombras são projetadas para dentro da caverna, sombra de pessoas e animais que passam por ali.
Por isso, a unica coisa que as pessoas podem ver são imagens imperfeitas de coisas projetadas na caverna, em apenas uma cor.
Um dia um habitante consegue fugir, e descobre as coisas com contornos muito mais perfeitos, cores muito mais belas, agora ele pode desfrutar de toda liberdade e beleza das coisas.
Um dia então, ele resolve voltar para a caverna para libertar os outros, chegando lá ele conta tudo o que viu e viveu, mas ninguem acretida neles e acabam matando-o.

1 4 1