Sabendo-se que o elemento que foi batizado em honra do casal Curie apresenta átomos com 151 nêutrons e que o número de massa é a soma do número de prótons (número atômico) e do número de nêutrons, conclui-se corretamente que o número de massa desse elemento corresponde a

1

Respostas

2013-10-19T19:19:23-03:00
Bárbara, como a questão diz que o elemento químico foi batizado em homenagem ao casal de cientistas Pierre Curie e Marie Curie, a dica está aí: basta você pegar sua tabela periódica dos elementos químicos e tentar descobrir qual é o elemento químico que tem um nome parecido com "curie".
 Procurando direitinho, vc vai ver que o elemento de número atômico 96 e de símbolo químico Cm tem o nome de cúrio. Pois é, esse é o elemento químico que foi batizado em homenagem ao casal Curie. 
 E se o número atômico dele é 96, significa que ele tem 96 prótons (96 P) no seu núcleo.
 Como o número de massa de um elemento químico é definido como sendo a soma do n° de prótons com o n° de nêutrons do elemento químico, e como o enunciado da questão já diz que o elemento possui 151 nêutrons (151 N), então o número de massa (M) desse elemento será:   
M = P + N   portanto  M = 96 + 151   portanto  M = 247
Resumindo: o elemento químico é o cúrio, e seu número de massa é 247.
7 4 7